vox populi

quarta-feira, 17 de outubro de 2007



"Igualdade é a inexistência de diferenças entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, idéias, conceitos ou quaisquer coisas que se comparem." (Wikipédia)


"A terra produz o suficiente para satisfazer as necessidades de todos; porém, não a cobiça de todos." - Mahatma Gandhi


E cá estamos nós, de novo. Acontece muito de, quando estamos caminhando na rua, olharmos um canteiro ao lado. Observamos as flores, a grama verde, e... claro, uma latinha de refrigerante vazia. Surpresos? Aposto que não. Ou mesmo aquela praia, o mar calmo, as gaivotas voando livremente, e a areia bem soltinha... cheia de lixo. Nenhuma pessoa gosta de ver o ambiente em que vive sujo.
Mas também ninguém se digna a jogar seus restos onde deveria; todo mundo pensa que, com exceção dela própria, claro, o certo é jogar lixo no lixo. Contudo, sobretudo e infelizmente, todo mundo pensa assim e ninguém faz nada. Vemos os lixeiros na rua, os garis, limpando e limpando, incansavelmente. Dia após dia, e, logicamente falando, chegaria uma hora que não haveria NADA para ser limpo. Hah, não, não é assim.

Não digo para você, leitor, promover uma Campanha: "Vamos tornar o mundo limpo!". Seria clichê e brega, devo dizer. Só digo, peço, imploro, suplico: Poxa, joga o SEU lixo no lugar de direito. Sabe aquela balinha que você pegou na loja de R$1,99 porque a moça que estava no caixa não tinha trocado? O que custa a você, ao invés de jogar aquele mísero papelzinho na calçada, colocar no bolso até achar uma lixeira ou mesmo chegar em casa? Bom, mas vamos raciocinar juntos: "É UM papelzinho de bala. Que mau pode haver nisso? "Nada demais. Nada. Só que se cada pessoa, de cada rua, de cada bairro, de cada cidade, e por aí vai, jogar um papelzinho de bala... Bom, você pode ter noção de como será. E é suficiente, não quero nem pensar muito sobre. Principalmente se chover.

Voltando ao assunto principal; Não dá para se dizer que há igualdade no meio-ambiente.

Primeiro: não há água doce distribuída de forma igualitária. Segundo: as terras também não são distribuidas assim. Nem o ar puro. Nem as montanhas, o vento, os furacões. Petróleo, minério de ferro, hematita, e aí vai.
Não que vamos reclamar de não ter vulcões aqui, na nossa terra
(nossa terra). Mas há, em todos os lugares, a eterna busca pela vantagem e pelo lucro. Igualdade? Para quê? Não dá lucro.

E o que não dá lucro, hoje, no nosso sistema limitado, estreito, chamado Capistalimo, não existe/não vale a pena/não queremos discutir sobre.
Igualdade? Seria bom. Realmente bom. Mas seria, melhor ainda, se cuidassemos do que há ao nosso redor como se tudo fosse nosso; sim, puro e simples egoísmo. Egoísmo nosso, que recolhe nosso lixo e limpa nossas calçadas. Esse egoísmo que nos faz querer tudo aquilo que é nosso bonito, bom, do melhor. E esse mesmo egoísmo poderia salvar muita coisa.
Diga-me, se TUDO fosse seu... Você jogaria um papel de bala na rua? Jogaria uma latinha de coca no canteiro? E... Mesmo não sendo seu; você, por acaso, gosta quando fazem isso com o que é seu? Então, antes de tomar a atitude, mesmo que seja um panfleto de propaganda... Você gostaria?


A todos que se preocupam,
minhas sinceras desculpas
pela indignação apresentada
nesse texto.
E meus sinceros e profundos
Agradecimentos.

Marcadores:

Kah - 22:42

|

São quatro os autores deste blog. Nesta seção você pode conhe- cê-los e contatá-los. Aqui você encontra um rápido perfil de cada um, além de uma frase que caracteriza o autor, escolhida por ele.


Leia mais aqui!

_________________________
Contate-nos
Vox Populi E-mail



O objetivo do Vox Populi é propor novas idéias e caminhos à sociedade visando a construção (por parte de todos) de um mundo mais digno para todos os seres-humanos e demais espécies.

Através de discussões sobre os mais variados temas, dos ideais da raça-humana à preservação do meio-ambiente, e inclusão de propostas viáveis feitas pelos leitores no balanço geral desses debates, o Vox Populi visa criar um condensado de idéias compartilhadas por um grupo cada vez maior de pessoas que possam realmente solucionar os mais variados problemas mundo afora, tais como crises energéticas, divergências religiosas, aquecimento global, entre outros. Desse modo, desejamos, junto aos leitores, encontrar para cada um dos campos de trabalho do Vox Populi, o Político, o Social, o Econômico e o Ambiental, soluções criativas e cabíveis para solucionar as mais diversas dificuldades que esses apresentarem.

Como lema de ação, temos a seguinte frase do pensador francês Jean-Paul Sartre: "O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”.

_________________________
Leia mais aqui!






Notícias no seu E-mail:





Você receberá um e-mail para se cadastrar em nosso serviço de Newsletter. Após o cadastro você passará a recebê-las.

www.g1.com.br


Em um futuro não muito distante, os humanos tiveram suas mentes aprisionadas em uma realidade vir- tual, a Matrix, após a guerra contra as máquinas. Morpheus e a tripulação de sua nave, a Nabuco- donosor, buscam desesperadamente o messias que, segunda uma profecia, poderá salvar a espécie humana.

AdoroCinema.com.br
_______________________
Leia mais aqui!




» Greenpeace
» WWF
» Le Monde Diplomatique
» Passaporte Panda
» Click Árvore
» Ashoka
» Wikipédia
» Uêba

__________________________

ARQUIVOS

__________________________

MARCADORES

» Editorial
» Política
» Economia
» Sociedade
» Meio-ambiente
» Vox Populi
» Podcast

__________________________




Este blog será melhor visualizado na resolução 1024x768 e utilizando-se o browser Mozilla Firefox






Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.













Aicionar aos favoritos Technorati Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

hit counters







Feed Vox Populi





________________________