vox populi

domingo, 7 de outubro de 2007


Vox Populi


"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós" - Jean-Paul Sartre, filósofo francês; 1905-1980


Esta frase resume todo o propósito do Vox Populi, todas as nossas idéias e desejos, aquilo que queremos transmitir aos leitores através de nossos posts, e foi adotada como lema do projeto.

Antes de tudo, é preciso dizer que nosso objetivo é, acima de tudo, promover a discussão sobre assuntos que julgamos carecerem de debate. O Vox Populi não é um blog hippie, socialista ou libertário, como também não é extremista, ufanista ou conservador. Procuramos, em cada post, em cada seção, balancear sempre as diferentes ideologias, buscando nelas o que há de melhor, ético e prático que possa ser utlizado em nossas discussões.


Assim sendo, também não ligamos se você é de esquerda, direita ou centro. Desejamos ouvir a opinião de cada um e, conjuntamente com nossos leitores, econtrar as melhores soluções (dentro da legalidade e da ética) para diferentes problemas ou questões de nossa época. Não dizemos que seremos nós, do Vox Populi, que aplicaremos essas soluções, mas as encaminharemos, como for possível, para as autoridades, empresas e personalidades preocupadas com a solução dos, digamos, "problemas do mundo e da sociedade", com o intuito de ajudá-las(os) em suas demandas.

O Vox Populi, em cada post (exceto este, que é uma apresentação inicial), irá propor uma discussão sobre um tema diferente, visando encontrar a solução para um eventual problema, um meio de evitar que tal problema surja, uma reflexão sobre determinado assunto ou tudo ao mesmo tempo, isso para que os leitores possam refletir e, juntamente conosco, compreender e/ou solucionar as questões expostas. A voz do povo que este site prega é a voz dos leitores e de todos aqueles que compõem a sociedade global. Nós somos o Povo, você é o Povo, todos são o Povo, e a Voz que ecoa nesse site é dele, por ele e para ele.


A história

Em 14 de novembro de 2006 o blog foi oficialmente inaugurado, com um post explicativo como esse. Contava, então, com dois autores, Raivane Eduardo (ou só Eduardo; o E) e Marco Júnior (o J). Infelizmente, um dos nossos editores, Marco, teve de abandonar o projeto logo na segunda semana, e essa nossa "primeira vida" foi curta, com o conseqüente "congelamento" das postagens do blog.

Pouco tempo depois, logo no início de 2007, foi iniciada a criação de um website para o projeto, mas, devido a problemas técnicos do servidor, que fechou as portas da noite para o dia, não sabemos bem o porquê até hoje, o site foi perdido, juntamente com o nosso ânimo.

No mês de julho a equipe ganhou uma nova formação, com a chegada de mais um autor, Diogo. Tínhamos dois editores novamente, Raivane e Diogo, que não chegaram a escrever muito para o blog. Outra vez alguns problemas inviabilizaram a continuação do projeto.

Em setembro desse ano (2007) o blog começou a ser profundamente reestruturado e uma nova equipe foi formada, então contando com quatro autores. O Vox Populi que é relançado hoje, dia 7 de outubro, é, então, um projeto que já existe há algum tempo e enfrentou diversos problemas ao longo de sua existência. Decidimos adotar a data de hoje, 07/10/07, como data de fundação do blog, já que o conteúdo produzido antes dessa data é de pequena quantidade e não contribuíram significativamente para os objetivos do projeto.


As áreas do blog

O blog é dividido em quatro áres: a Política, a Econômica, a Social e a Ambiental, cada uma contando com um autor único. A cada semana um tema é escolhido (como conflitos no Oriente Médio, subsídios agrícolas, direitos humanos, etc.) e o autor produz um texto que aborda o problema sob a ótica de sua respectiva área. Assim, o tema da semana é disponibilizado através de diferentes enfoques, possibilitando uma gama maior de discussões possíveis.



A equipe

A Equipe Vox Populi é composta por quatro autores, Raivane Furbino, Diogo Martins, Juliana Braga e Karina Abreu, cada um responsável por uma das áreas de atuação do blog. Você pode ler sobre cada um dos membros da Equipe na seção "As Vozes", à sua esquerda.


As seções

Tentamos criar este site da forma mais dinâmica possível, abrangendo todas (ou quase todas, pois são muitas) formas de expressões que possam ser usadas na Internet. O site possui duas colunas de seções, uma à esquerda e outra à direita.

Do seu lado esquerdo você pode ver um pequeno perfil dos autores do blog. Ele está na seção "As Vozes". Abaixo dessa seção está a "Os Objetivos", que explica o principal objetivo do Vox Populi na visão da Equipe. Ainda mais abaixo estão a "V TV", um canal fictício de entrevistas, a "Newsletter", um link para o nosso Fórum e as notícias do Plantão do site G1.

Já do seu lado direito há o filme indicado por nós para que os leitores assistam, em "Filme da Semana" (como indica o nome da seção, haverá um novo filme a cada semana, que pode ou não estar relacionado com o tema semanal). Abaixo dele há as estrelas classificatórias (de nenhuma até cinco estrelas, podendo haver "meias estrelas", indicando quão bom, na nossa avaliação, o filme da semana é). Essa seção conta, ainda, com uma pequena sinopse do filme (escrita ou não por nós).

Logo abaixo de "Filme da Semana" está a "Meta da Vez", uma das nossas seções preferidas. Ela apresenta uma das metas do projeto 8 Jeitos Vox Populi, uma releitura do programa 8 Jeitos para mudar o Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU). Clique em "leia mais aqui", abaixo da meta, para se informar sobre o projeto.

Na seção "Links" estão relacionados links de sites que achamos ser interessantes para a proposta do blog. Há de tudo.


Abaixo disso há um aviso sobre como você pode visualizar o site com o melhor layout, um pequeno banner da nossa licença Commons e os banners do AdSense, do Google.

Há, ainda, o link para que você assine nosso feed no FeedBurner. Esse é um serviço que lhe avisa das atualizações em nosso blog, além de podcasts e muito mais. Vale a pena!


Além dessas seções, que estritamente se relacionam a nós e às nossas propostas, há algumas outras que, por alguns pequenos motivos (como falta de tempo), poderão ser adicionadas futuramente, tais como:

Foras essas seções há muitas outras que ainda estão em discussão e poderão ser disponibilizadas em um momento mais oportuno (como a Personagens, Chat e Histórias).


Podcasts

O blog Vox Populi disponibiliza podcasts de artigos, citações, textos, etc. para os leitores. Podcasts que não apareçam mais na página do blog, por serem antigos, podem ser acessados através do marcador "Podcast", na barra da dirita do blog.



A licença

A Licença Creative Atribuição 2.5 Brasil Commons, que utilizamos para licenciar todo o conteúdo deste blog (exceto aqueles com copyright de terceiros), dá o direito aos leitores de distribuir a obra não comercialmente, ou seja, sem obter lucro com isso (casos especiais podem ser estudados, e deverão ser comunicados através do nosso e-mail), se alterar algo na obra ou criar outra com base nela, deverá distribuí-la gratuitamente (do mesmo modo, casos especiais podem ser estudados por nós) e, não importando como essa obra seja distribuída, deverá ser creditada ao blog Vox Populi e à Equipe Vox Populi, sem absolutamente nenhuma exceção. O mesmo vale para obras que tiveram como base este site.


Colaboradores

Aceitamos colaboração nas áreas relacionadas à pesquisa e manutenção de seções, unicamente. Os colaboradores não terão direito a publicar posts neste blog, apenas em suas determinadas seções. Nosso e-mail de contato é falev-populi@hotmail.com.


Agradecimentos

Agradecemos a você, que visita hoje o Vox Populi. Convidamos-no a visitar-nos mais vezes e conferir os rumos do projeto. Sua opinião em nossas discussões será sempre bem-vinda.


por Equipe Vox Populi

Marcadores:

Anônimo - 15:52

|

São quatro os autores deste blog. Nesta seção você pode conhe- cê-los e contatá-los. Aqui você encontra um rápido perfil de cada um, além de uma frase que caracteriza o autor, escolhida por ele.


Leia mais aqui!

_________________________
Contate-nos
Vox Populi E-mail



O objetivo do Vox Populi é propor novas idéias e caminhos à sociedade visando a construção (por parte de todos) de um mundo mais digno para todos os seres-humanos e demais espécies.

Através de discussões sobre os mais variados temas, dos ideais da raça-humana à preservação do meio-ambiente, e inclusão de propostas viáveis feitas pelos leitores no balanço geral desses debates, o Vox Populi visa criar um condensado de idéias compartilhadas por um grupo cada vez maior de pessoas que possam realmente solucionar os mais variados problemas mundo afora, tais como crises energéticas, divergências religiosas, aquecimento global, entre outros. Desse modo, desejamos, junto aos leitores, encontrar para cada um dos campos de trabalho do Vox Populi, o Político, o Social, o Econômico e o Ambiental, soluções criativas e cabíveis para solucionar as mais diversas dificuldades que esses apresentarem.

Como lema de ação, temos a seguinte frase do pensador francês Jean-Paul Sartre: "O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”.

_________________________
Leia mais aqui!






Notícias no seu E-mail:





Você receberá um e-mail para se cadastrar em nosso serviço de Newsletter. Após o cadastro você passará a recebê-las.

www.g1.com.br


Em um futuro não muito distante, os humanos tiveram suas mentes aprisionadas em uma realidade vir- tual, a Matrix, após a guerra contra as máquinas. Morpheus e a tripulação de sua nave, a Nabuco- donosor, buscam desesperadamente o messias que, segunda uma profecia, poderá salvar a espécie humana.

AdoroCinema.com.br
_______________________
Leia mais aqui!




» Greenpeace
» WWF
» Le Monde Diplomatique
» Passaporte Panda
» Click Árvore
» Ashoka
» Wikipédia
» Uêba

__________________________

ARQUIVOS

__________________________

MARCADORES

» Editorial
» Política
» Economia
» Sociedade
» Meio-ambiente
» Vox Populi
» Podcast

__________________________




Este blog será melhor visualizado na resolução 1024x768 e utilizando-se o browser Mozilla Firefox






Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.













Aicionar aos favoritos Technorati Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

hit counters







Feed Vox Populi





________________________