vox populi

sexta-feira, 26 de outubro de 2007




Homenagem àqueles cujas lágrimas já secaram

“O homem verdadeiramente bom procura realçar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância, entre ambos.”




A fraternidade talvez seja a manifestação do amor mais puro que temos conhecimento nos dias atuais. Abdicar de nossos próprios interesses com o único intuito de auxiliar o próximo, é uma atitude sublime, porém pouco praticada dentro desta sociedade extremamente individualista a qual fazemos parte.

A foto acima ilustra uma situação conhecida por todos nós: a fome, principal causadora de mortes em algumas regiões do mundo. Todos os dias milhares de pessoas morrem nessa situação. Corpos esqueléticos são enterrados em pequenas covas no meio do nada.

Enquanto isso ocorre, o mundo permanece apático. Somos capazes de gastar milhões de reais, financiando guerras inacabáveis, que apenas causarão mais morte e sofrimento, ao invés de fornecer ajuda humanitária a países como a África, por exemplo.

Precisamos universalizar nossos sentimentos, não importa de onde somos, seja a China , Brasil ou Estados Unidos, todos nós somos seres humanos, todos nós sonhamos, tememos e ansiamos por alguma coisa.

Não fechemos nossos olhos para a injustiça social, não consideremos normal aquilo que acontece todos os dias1. Sejamos humanos.

1 Adaptação de uma frase de Bertolt Brecht


Pensamento/Reflexão

O Amor pelo Outro

Os filósofos e os próprios teólogos distinguem duas espécies de amor, a saber, o amor que chamam de concupiscência, que não passa do desejo ou do sentimento que se tem por aquilo que nos dá prazer, sem que nos interessemos se ele está a receber amor; e o amor de benevolência, que é o sentimento que se tem por aquele que, pelo seu prazer e sua felicidade, nos dá amor. O primeiro faz-nos visar o nosso prazer, e o segundo, o prazer do outro, mas como se fizesse, ou melhor, constituindo o nosso; pois, se não tornasse a cair sobre nós de alguma maneira, não poderíamos por ele nos interessar, porque é impossível, seja o que for que digam, nos desapegarmos do nosso próprio bem.

Wilhelm Leibniz, in 'Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano'

Marcadores:

Juliana - 10:23

|

São quatro os autores deste blog. Nesta seção você pode conhe- cê-los e contatá-los. Aqui você encontra um rápido perfil de cada um, além de uma frase que caracteriza o autor, escolhida por ele.


Leia mais aqui!

_________________________
Contate-nos
Vox Populi E-mail



O objetivo do Vox Populi é propor novas idéias e caminhos à sociedade visando a construção (por parte de todos) de um mundo mais digno para todos os seres-humanos e demais espécies.

Através de discussões sobre os mais variados temas, dos ideais da raça-humana à preservação do meio-ambiente, e inclusão de propostas viáveis feitas pelos leitores no balanço geral desses debates, o Vox Populi visa criar um condensado de idéias compartilhadas por um grupo cada vez maior de pessoas que possam realmente solucionar os mais variados problemas mundo afora, tais como crises energéticas, divergências religiosas, aquecimento global, entre outros. Desse modo, desejamos, junto aos leitores, encontrar para cada um dos campos de trabalho do Vox Populi, o Político, o Social, o Econômico e o Ambiental, soluções criativas e cabíveis para solucionar as mais diversas dificuldades que esses apresentarem.

Como lema de ação, temos a seguinte frase do pensador francês Jean-Paul Sartre: "O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”.

_________________________
Leia mais aqui!






Notícias no seu E-mail:





Você receberá um e-mail para se cadastrar em nosso serviço de Newsletter. Após o cadastro você passará a recebê-las.

www.g1.com.br


Em um futuro não muito distante, os humanos tiveram suas mentes aprisionadas em uma realidade vir- tual, a Matrix, após a guerra contra as máquinas. Morpheus e a tripulação de sua nave, a Nabuco- donosor, buscam desesperadamente o messias que, segunda uma profecia, poderá salvar a espécie humana.

AdoroCinema.com.br
_______________________
Leia mais aqui!




» Greenpeace
» WWF
» Le Monde Diplomatique
» Passaporte Panda
» Click Árvore
» Ashoka
» Wikipédia
» Uêba

__________________________

ARQUIVOS

__________________________

MARCADORES

» Editorial
» Política
» Economia
» Sociedade
» Meio-ambiente
» Vox Populi
» Podcast

__________________________




Este blog será melhor visualizado na resolução 1024x768 e utilizando-se o browser Mozilla Firefox






Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.













Aicionar aos favoritos Technorati Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

hit counters







Feed Vox Populi





________________________